Filosofia: Ensino e Pesquisa

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quarta-feira, 5 de abril de 2017

Zonas Azuis




Você já ouviu falar das zonas azuis?

As zonas azuis são locais no mundo onde as pessoas são mais longevas, ultrapassando muitas vezes a marca de 100 anos de idade. Tais regiões foram identificadas por cientistas e demógrafos, que constataram nos locais características e práticas específicas que resultam em casos de alta incidência de longevidade.

Em 2004, Dan Buettner uniu-se com a National Geographic e os melhores investigadores de longevidade do mundo para identificar bolsões ao redor do mundo onde as pessoas vivem mais tempo e com melhor qualidade de vida.



Os locais estudados são:

Ilhas de Okinawa no Japão,

Loma Linda na Califórnia,

Península de Nicoya na Costa Rica,

Sardenha na Itália e

Icária na Grécia


Vamos descobrir quais as principais lições?

“Renda-se aos Vegetais”: a alimentação é simples e predominantemente a base de frutas e legumes. Comem pouca carne ou são vegetarianos. Consumo de industrializados e transgênicos praticamente nulo.

“Regra dos 80%”: comem menos. Os Okinawanos têm uma prática chamada hara hachi bu, o que significa "comer até estar 80% satisfeito”.

“Mova‑se de forma natural”: não fazem maratonas ou levantam pesos; trabalham em torno da casa, jardim, andam a pé, de bicicleta, andam por montanhas. O dia a dia é ativo e as atividades físicas naturalmente fazem parte da rotina.

“Modere o álcool”: algumas excluem seu consumo, outras o consumo é moderado como por exemplo o vinho tinto.

"Respeite seu corpo”: respeito pelo corpo como um templo.

“Tenha um propósito”: Ter uma razão para acordar de manhã, um propósito de vida. Os idosos são respeitados e mantidos como parte integrante nas comunidades em geral. Idosos e jovens participam de atividades juntos.

“Tribo Certa”: praticam um forte senso de comunidade. Constroem uma rede social que apoia comportamentos saudáveis. Família e apoio da comunidade são extremamente importantes.

“Sem stress”: encontram formas de liberar o estresse, seja rezando, praticas espirituais, meditação, dormindo ou reunindo com amigos.

"Baixo Sentido de Urgência”: vida tranquila, baixo uso de relógio reduzem a ansiedade.

"Pratique sua fé”: Não importa como pratica sua espiritualidade, mas esse é um ponto importante nessas zonas azuis.

“Descanse”: o repouso é merecido! Boa noite de sono, sesta ao meio do dia, um dia especial para descanso são alguns dos hábitos dessas comunidades.

Interessante não é? E sabe o que é melhor? Que mesmo você não vivendo nessas áreas, você pode mudar seus hábitos e desfrutar de mais saúde. Basta querer!
Muda! Que quando a gente muda, o mundo muda com a gente!
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Fonte: Consciência Viva / Ana Claudia R. Berrocoso / Itatiba / Brasil 

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